Visto de Estudante com direito à trabalhar

Antes da Viagem

A Irlanda não exige que o estudante tenha visto antes da viagem, todo o processo é feito após a chegada no país. O estudante precisa providenciar antes da viagem os seguintes itens:

+ matricula em um curso;
+ acomodação para primeira semana;
+ seguro saúde;
+ pelo menos 3 mil euros;
+ passaporte com validade mínima de 06 meses após o término do curso.

Chegada na Irlanda

Assim que o estudante chega na Irlanda ele recebe, no aeroporto, um visto provisório com duração de 30 a 90 dias para que ele possa ter tempo para providenciar o visto definitivo. Com este visto em mãos, começa o passo-a-passo para obter o visto definitivo com duração de 08 meses e permissão para trabalhar.

Passo 01: Endereço Fixo

O primeiro passo é procurar uma acomodação fixa, pois todos os outros exigirão comprovante de endereço e não será aceito endereço da escola e/ou da acomodação reservada para primeira semana na Irlanda. Então antes de qualquer coisa, procure um local para morar.

Passo 02: Conta Bancária

O segundo passo é abrir uma conta bancária, o estudante deve solicitar na escola a “Bank Letter” (Carta para Banco).

Comparecer no banco descrito na carta com os seguinte documentos:
+ Bank Letter
+ Passaporte
+ Comprovante de residência

Aguardar o recebimento do cartão e senha, que deve ser enviado pelo correio. Assim que os receber, voltar ao banco e depositar a quantia mínima de 3 mil euros e solicitar um extrato. Por motivos de segurança, não deposite o dinheiro antes de receber o cartão.

O extrato leva em média de 3 a 5 dias para chegar, porém após 24 horas de ter solicitado já é possível movimentar a conta.

Passo 03: Seguro Governamental

O Seguro Governamental é um seguro oferecido pela escola, portanto é preciso solicitar sua apólice na secretaria da escola. Você precisará apresentar comprovante deste seguro na imigração.

Passo 04: Visto de Estudante (GNIB)

Tendo completado todos os passos anteriores é hora de solicitar seu visto de estudante com permissão de trabalho. Para isto o estudante deve comparecer na imigração portando os seguintes documentos:

+ Passaporte
+ Extrato Bancário
+ Seguro Governamental
+ Acceptance Letter (Carta de Matricula da escola)

Será necessário pagar uma taxa de 300 euros, este valor pode ser pago com cartão de crédito internacional, VTM (cartão de euro pré-pago), cartão de débito (com chip) ou dinheiro em espécie*.

*No caso de pagamento em dinheiro, a imigração emitirá um boleto para ser pago no banco e você deverá voltar na imigração 4 dias depois para retirar seu visto. Se for pagamento em cartão, recebe o visto na hora.

Pronto! Agora é só aproveitar seu intercâmbio :)